Desafios, experiências e emergências na formação de psicólogos, produtos da COVID-19

Autores

  • Carolina Rosete Sánchez Universidad Nacional Autónoma de México, UNAM
  • María de los Ángeles Campos Huichán Universidad Nacional Autónoma de México, UNAM

DOI:

https://doi.org/10.25087/resur16a10

Palavras-chave:

Formação de psicólogos, COVID-19, ensino a distância, desafios educacionais, nova normalidade

Resumo

Neste artigo, examina-se como a pandemia transformou a formação de psicólogos no México, especialmente na Faculdade de Estudos Superiores Iztacala (FESI) da Universidade Nacional Autônoma do México. A pandemia desencadeou confinamentos e a transição abrupta da educação presencial para o ensino a distância. Isso gerou desafios significativos tanto para os professores quanto para os estudantes. O artigo tem como objetivo compartilhar as dificuldades enfrentadas durante o fechamento do semestre 2020-2 e o planejamento do ensino a distância no semestre 2021-1 no contexto da "Nova Normalidade". Enfatiza-se a importância de pesquisas anteriores em educação a distância e mencionam-se relatórios nacionais e internacionais relevantes. Promove-se o diálogo com estudos semelhantes e destaca-se a necessidade de se adaptar a situações de crise no campo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Rosete Sánchez, Universidad Nacional Autónoma de México, UNAM

Faculdade de Estudos Superiores Iztacala da Universidad Nacional Autónoma de México, UNAM

María de los Ángeles Campos Huichán, Universidad Nacional Autónoma de México, UNAM

Faculdade de Estudos Superiores Iztacala da Universidad Nacional Autónoma de México, UNAM

Referências

Celis, B. M. E.; Caso, N. J. y Navarrete, G. C. (2008). El servicio social en la UNAM. En Sánchez E. L (Coord.) El servicio social en la formación del estudiante de psicología. México: UNAM, FES Iztacala.

Chan, N. M.E. (2016). La virtualización de la educación superior en América Latina: entre tendencias y paradigmas. RED-Revista de Educación a Distancia. 48 (1), 1-32. Recuperado de DOI: 10.6018/red/48/1 http://www.um.es/ead/red/48/chan.pdf

Contreras, H. N. M. (2020). El reto del COVID-19 para la educación en México. Revista Buen Gobierno, No. 29, 4-19. Recuperado de http://dx.doi.org/10.35247/buengob_29_06

Cornejo, M.; Mendoza, F. y Rojas, R.C. (2008) La Investigación con Relatos de Vida: Pistas y Opciones del Diseño Metodológico. Pontificia Universidad Católica de Chile. Vol.17, Nº 1, (pp.29-39) Recuperado de www.scielo.cl/pdf/psykhe/v17n1/art04.pdf.

Gil-Villa, F., Urchaga, J.D. y Sánchez, A. (2020). Percepciones y expectativas en el alumnado universitario a partir de la adaptación a la enseñanza no presencial motivada por la pandemia de COVID-19. Revista Latina de Comunicación Social, 78, 99-119. Recuperado de http://nuevaepoca.revistalatinacs.org/index.php/revista/article/view/461

González, B. L.F. y Rivas, G. O. (2018). Evaluación de competencias lectoras en Psicología: Comparación de estudiantes de los sistemas presencial y a distancia. Debates en Evaluación y Currículum/Congreso Internacional de Educación, 4 (4). 1-10. Recuperado de https://posgradoeducacionuatx.org/pdf2018/A039.pdf

IISUE (2020), Educación y pandemia. Una visión académica, México, UNAM. Recuperado de http://www.iisue.unam.mx/nosotros/covid/educacion-y-pandemia

Informe del Instituto Internacional para la Educación Superior en América Latina y el Caribe (2020). COVID-19 y educación superior: De los efectos inmediatos al día después. Análisis de impactos, respuestas políticas y recomendaciones. - IESALC UNESCO. Instituto especializado del sistema de las Naciones Unidas.

Jardines, F. J. (2010). La educación a distancia: Una comparación con la educación presencial, en relación con la función del profesor, del estudiante y de los medios. Innovaciones de Negocios, 14 (2), 293-314. Recuperado de http://www.web.facpya.uanl.mx/rev_in/Revistas/7.2/A6.pdf.

Lorenzo-Ruiz, A., Díaz, K., & Zaldívar, D. (2020). La psicología como ciencia y profesión en el afrontamiento del COVID-19. Revista Caribeña de Psicología, 4(2), 153-165. Recuperado de https:www//doi.org/10.37226/rcp.v4i2.4815

Martínez, V. (2017). Educación presencial versus educación a distancia. Revista La Cuestión Universitaria, 9,108-116. Recuperado de http://polired.upm.es/index.php/lacuestionuniversitaria/article/view/3582

Mora, A. A. M., Mora A. J. E., Calderón A, R. J. & Huilcapi M. M. R. (2020). Enseñar y aprender en tiempos de Covid-19. Pro Sciences: Revista De Producción, Ciencias e Investigación, 4(34), 79-86. Recuperado de https://doi.org/10.29018/issn.2588- 1000vol4iss34.2020pp79-86

Plan de Estudios de la Carrera de Psicología. Tomo I y II. TomoIPsicologiaFESIztacala27_11_2015.pdf (unam.mx)

Rodríguez A. G., Gómez L. V., & Ariza, D. M. (2014). Calidad de la educación superior a distancia y virtual: un análisis de desempeño académico en Colombia. Investigación & Desarrollo, 22(1), 58-99. Recuperado de https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=268/26831411004

Rodríguez, G., G; Flores, G. J.; García J., E. (1999). Metodología de la Investigación Cualitativa. Ediciones Aljibe, Málaga. España.

Romero, A. V. L., Palacios, J., García, S., Coayla, E., Campos, R. y Sa lazar, C. (2020). Distanciamiento social y aprendizaje remoto. Cátedra Villareal, 8 (1), 81-92. Recuperado de http://dx.doi.org/10.24039/cv202081766

Rosete, S. C. y Campos, H. M.A. (2015). Reflexión de trayectorias docentes a través de relatos de vida. España: Editorial Académica Española.

Sánchez, M.M., Martínez, H. A. M., Torres, C. R., De Agüero, S.M., Hernández, R. A., Benavides, L.M., Jaimes, V. C. y Rendón, C. V. (2020). “Retos educativos durante la pandemia de covid-19: una encuesta a profesores de la UNAM”. Revista digital Universitaria.

Véliz, D. y Cruz, M.S. Docencia, Aprendizaje y Desarrollo Estudiantil en tiempos de Covid-19. Recuperado de http://nmedsup.cl/wp-content/uploads/2020/07/BRIEF-4-L2_DV_disen % CC % 83o_NR_v4.pdf

Xarles, G., & Samper, P. M. (2020). Docencia no presencial de emergencia: un programa de ayuda de emergencia en el ámbito de la educación superior en tiempos de la COVID-19. Análisis Carolina, 1 (32), 1-12.

Publicado

2024-01-11

Como Citar

Sánchez, C. R. ., & Campos Huichán, M. de los Ángeles. (2024). Desafios, experiências e emergências na formação de psicólogos, produtos da COVID-19. Revista De Educación Superior Del Sur Global - RESUR, (16), e2023n16a10. https://doi.org/10.25087/resur16a10