Desafios, experiências e emergências na formação de psicólogos, produtos da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.25087/resur16a10Palavras-chave:
Formação de psicólogos, COVID-19, ensino a distância, desafios educacionais, nova normalidadeResumo
Neste artigo, examina-se como a pandemia transformou a formação de psicólogos no México, especialmente na Faculdade de Estudos Superiores Iztacala (FESI) da Universidade Nacional Autônoma do México. A pandemia desencadeou confinamentos e a transição abrupta da educação presencial para o ensino a distância. Isso gerou desafios significativos tanto para os professores quanto para os estudantes. O artigo tem como objetivo compartilhar as dificuldades enfrentadas durante o fechamento do semestre 2020-2 e o planejamento do ensino a distância no semestre 2021-1 no contexto da "Nova Normalidade". Enfatiza-se a importância de pesquisas anteriores em educação a distância e mencionam-se relatórios nacionais e internacionais relevantes. Promove-se o diálogo com estudos semelhantes e destaca-se a necessidade de se adaptar a situações de crise no campo educacional.
Downloads
Referências
Celis, B. M. E.; Caso, N. J. y Navarrete, G. C. (2008). El servicio social en la UNAM. En Sánchez E. L (Coord.) El servicio social en la formación del estudiante de psicología. México: UNAM, FES Iztacala.
Chan, N. M.E. (2016). La virtualización de la educación superior en América Latina: entre tendencias y paradigmas. RED-Revista de Educación a Distancia. 48 (1), 1-32. Recuperado de DOI: 10.6018/red/48/1 http://www.um.es/ead/red/48/chan.pdf
Contreras, H. N. M. (2020). El reto del COVID-19 para la educación en México. Revista Buen Gobierno, No. 29, 4-19. Recuperado de http://dx.doi.org/10.35247/buengob_29_06
Cornejo, M.; Mendoza, F. y Rojas, R.C. (2008) La Investigación con Relatos de Vida: Pistas y Opciones del Diseño Metodológico. Pontificia Universidad Católica de Chile. Vol.17, Nº 1, (pp.29-39) Recuperado de www.scielo.cl/pdf/psykhe/v17n1/art04.pdf.
Gil-Villa, F., Urchaga, J.D. y Sánchez, A. (2020). Percepciones y expectativas en el alumnado universitario a partir de la adaptación a la enseñanza no presencial motivada por la pandemia de COVID-19. Revista Latina de Comunicación Social, 78, 99-119. Recuperado de http://nuevaepoca.revistalatinacs.org/index.php/revista/article/view/461
González, B. L.F. y Rivas, G. O. (2018). Evaluación de competencias lectoras en Psicología: Comparación de estudiantes de los sistemas presencial y a distancia. Debates en Evaluación y Currículum/Congreso Internacional de Educación, 4 (4). 1-10. Recuperado de https://posgradoeducacionuatx.org/pdf2018/A039.pdf
IISUE (2020), Educación y pandemia. Una visión académica, México, UNAM. Recuperado de http://www.iisue.unam.mx/nosotros/covid/educacion-y-pandemia
Informe del Instituto Internacional para la Educación Superior en América Latina y el Caribe (2020). COVID-19 y educación superior: De los efectos inmediatos al día después. Análisis de impactos, respuestas políticas y recomendaciones. - IESALC UNESCO. Instituto especializado del sistema de las Naciones Unidas.
Jardines, F. J. (2010). La educación a distancia: Una comparación con la educación presencial, en relación con la función del profesor, del estudiante y de los medios. Innovaciones de Negocios, 14 (2), 293-314. Recuperado de http://www.web.facpya.uanl.mx/rev_in/Revistas/7.2/A6.pdf.
Lorenzo-Ruiz, A., Díaz, K., & Zaldívar, D. (2020). La psicología como ciencia y profesión en el afrontamiento del COVID-19. Revista Caribeña de Psicología, 4(2), 153-165. Recuperado de https:www//doi.org/10.37226/rcp.v4i2.4815
Martínez, V. (2017). Educación presencial versus educación a distancia. Revista La Cuestión Universitaria, 9,108-116. Recuperado de http://polired.upm.es/index.php/lacuestionuniversitaria/article/view/3582
Mora, A. A. M., Mora A. J. E., Calderón A, R. J. & Huilcapi M. M. R. (2020). Enseñar y aprender en tiempos de Covid-19. Pro Sciences: Revista De Producción, Ciencias e Investigación, 4(34), 79-86. Recuperado de https://doi.org/10.29018/issn.2588- 1000vol4iss34.2020pp79-86
Plan de Estudios de la Carrera de Psicología. Tomo I y II. TomoIPsicologiaFESIztacala27_11_2015.pdf (unam.mx)
Rodríguez A. G., Gómez L. V., & Ariza, D. M. (2014). Calidad de la educación superior a distancia y virtual: un análisis de desempeño académico en Colombia. Investigación & Desarrollo, 22(1), 58-99. Recuperado de https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=268/26831411004
Rodríguez, G., G; Flores, G. J.; García J., E. (1999). Metodología de la Investigación Cualitativa. Ediciones Aljibe, Málaga. España.
Romero, A. V. L., Palacios, J., García, S., Coayla, E., Campos, R. y Sa lazar, C. (2020). Distanciamiento social y aprendizaje remoto. Cátedra Villareal, 8 (1), 81-92. Recuperado de http://dx.doi.org/10.24039/cv202081766
Rosete, S. C. y Campos, H. M.A. (2015). Reflexión de trayectorias docentes a través de relatos de vida. España: Editorial Académica Española.
Sánchez, M.M., Martínez, H. A. M., Torres, C. R., De Agüero, S.M., Hernández, R. A., Benavides, L.M., Jaimes, V. C. y Rendón, C. V. (2020). “Retos educativos durante la pandemia de covid-19: una encuesta a profesores de la UNAM”. Revista digital Universitaria.
Véliz, D. y Cruz, M.S. Docencia, Aprendizaje y Desarrollo Estudiantil en tiempos de Covid-19. Recuperado de http://nmedsup.cl/wp-content/uploads/2020/07/BRIEF-4-L2_DV_disen % CC % 83o_NR_v4.pdf
Xarles, G., & Samper, P. M. (2020). Docencia no presencial de emergencia: un programa de ayuda de emergencia en el ámbito de la educación superior en tiempos de la COVID-19. Análisis Carolina, 1 (32), 1-12.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carolina Rosete Sánchez, María de los Ángeles Campos Huichán
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.