Revisão do conceito de percepção nos instrumentos de mensuração do clima educacional em saúde
DOI:
https://doi.org/10.25087/resur9.10.a5Palavras-chave:
Percepção, Clima Educacional, SaúdeResumo
As instituições em geral e as instituições de ensino em particular são favorecidas por conhecer a percepção dos seus membros. Nesse sentido, os instrumentos de mensuração da percepção do clima educacional fornecem informações relevantes para a gestão.
A definição de percepção vem mudando ao longo da história. A partir da investigação do processo de percepção no século XX, seu estudo foi sistematizado como uma variável envolvida nos fenômenos sociais e foram desenvolvidos instrumentos para sua mensuração. No caso daqueles que medem o clima educacional, especificamente na educação médica, baseiam-se na medição da percepção de diferentes dimensões do fenômeno educacional.
O objetivo deste trabalho é considerar a necessidade de revisão desses instrumentos com base nas características dinâmicas do processo de percepção.
Downloads
Referências
Al-Qahtani, M. F., & Al-Sheikh, M. (2012). Assessment of educational environment of surgical theatre at a teaching hospital of a Saudi university: using surgical theatre educational environment measures. Oman medical journal, 27(3), 217–223. https://doi.org/10.5001/omj.2012.49.
Arias Castilla, C. (2006 ) Enfoques teóricos sobre la percepción que tienen las personas Horizontes Pedagógicos. Volumen 8, No. 1 Año 2006 / pp: 9 – 22. Recuperado de https://horizontespedagogicos.ibero.edu.co/article/view/08101.
Calixto Flores, Raúl, & Herrera Reyes, Lucila (2010). Estudio sobre las percepciones y la educación ambiental. Tiempo de Educar, 11(22),227-249.[fecha de Consulta 23 de Junio de 2020]. ISSN: 1665-0824. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=311/31121072004.
Castillo-Sánchez E, Aguilar-Mejía E, Rivera-Ibarra DB, Leyva-González F. Ambiente educativo en medicina, propuesta de un instrumento de evaluación. Rev. Med IMSS 2001; 39 (5):403-407.
Firth R. (1974) The epistemological problem of perception. En Carterette E., Friedman M. Handbook of Perception. Volume 1: Historical and Philosophical Roots of Perception. (1974) Academic Press. ISBN 9781483276373.
Galli A, Brissón ME, Soler C, Yulitta H. Kumiko E. (2015) Evaluación del ambiente educacional en residencias de Cardiología. Revista Argentina de Cardiología (en prensa) Vol 6 - Nº 3 - Mayo 2015: 100-106.
García-Albea JE. (2014) Algunas notas introductorias al estudio de la percepción. En Munar E, Rosselló J, Sánchez Cabaco A. Atención y Percepción. Madrid, España: Alianza Editorial S.A. ISBN: 978-84-206-8759-9
Genn, J. (2009) AMEE Medical Guide N°23 (Part 1): Curriculo, environment, climate, quality and change in medical Education – a unifying perspective. Medical Teacher, 23 (4), 337-344.
Herrera C, Pacheco J, Rosso F, Cisterna C, Aichele D, Becker S, Padilla O, Riquelme A. Evaluación del ambiente educacional pre-clínico en seis Escuelas de Medicina en Chile. Revista Med Chile 2010; 138: 677-684. Recuperado de: http://www.scielo.cl/pdf/rmc/v138n6/art03.pdf.
Hume D. (1739) Tratado sobre la naturaleza humana: Libro Primero. Edición Electrónica: Diputación de Albacete - Servicio de Publicaciones - Gabinete Técnico. Recuperado de: www.dipualba.es/publicaciones.
Jakobsson U, Danielsen N, Edgren G. (2011) Psychometric evaluation of the Dundee Ready Educational Environment Measure: Swedish version. Med Teach. 2011;33(5):e267-e274. doi:10.3109/0142159X.2011.558540.
Laplacete G., Cadile M.del C., Faccia K., Heymans J., Mazzitelli M.A., Saulo H., Suarez N. (2012) La educación profesional de los trabajadores técnicos de la salud en Argentina. Primera Etapa: Un estudio descriptivo, cuantitativo y transversal sobre la formación superior terciaria y universitaria. Año 2010 - 2011. Comisión Nacional Salud Investiga Ministerio de Salud de la Nación. Buenos Aires, Argentina.
Merleau-Ponty, M. (1945) Fenomenología de la Percepción. Editorial Planeta Argentina S.A.I.C. 1994. Buenos Aires, Argentina. ISBN 84-395-2219-3.
Muñoz Sánchez, E. (2007). Contexto socioeconómico, percepción del contexto educativo y tiempo de estudio en relación con los resultados de aprendizaje en la educación superior. Innovar. Vol. 17, pp. 31-46. Recuperado de: http://www.scielo.org.co/pdf/inno/v17n30/v17n30a03.pdf.
Ortega B, Javiera, Pérez V, Cristhian, Ortiz M, Liliana, Fasce H, Eduardo, McColl C, Peter, Torres A, Graciela, Wright, Ana, Márquez U, Carolina, & Parra P, Paula. (2015). Estructura factorial de la escala DREEM en estudiantes de medicina chilenos. Revista médica de Chile, 143(5), 651-657. https://dx.doi.org/10.4067/S0034 98872015000500013.
Oviedo, Gilberto Leonardo. (2004). La definición del concepto de percepción en psicología con base en la Teoría Gestalt. Revista de Estudios Sociales, (18), 89-96. [June 18, 2020] Recuperado de: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0123-885X2004000200010&lng=en&tlng=es.
Riquelme A, Padilla O, Herrera C, Olivos T, Román JA, Sarfatis A, Solis N, Pizarro M, Torres P, Roff S. (2012) Development of ACLEEM questionnaire, an instrument measuring residents' educational environment in postgraduate ambulatory setting. Medical Teacher. DO 3109/0142159X.2012.714882.
Roff S, Mcaleer S, Harden RM, Al-Qahtani M, Uddin AA, Deza H, et al. Development and Validation of the Dundee Ready Education Environment Measure (DREEM). Med Teach 1997; 19: 295-9.