Certeza sensível:
espelho no qual nos refletimos
DOI:
https://doi.org/10.25087/resur12a7Resumo
O objetivo deste artigo é identificar a presença da certeza sensível, no programa da disciplina oficina de Leitura e Escrita I que é ministrada no ensino médio, a partir do conhecimento das categorias de pensamento de explicação hegeliana. Foi considerada a importância da relação entre o nível médio superior e médio superior, o trabalho foi realizado com base no conhecimento do programa de estudos da disciplina e sua entrega. Conclui-se que, de fato, no programa de estudos de referência, é possível identificar a presença da certeza sensíveis, sem mencioná-la como tal no programa, ou propor ir além dela, o que constitui uma limitação na formação intelectual de os alunos do nível secundário superior e a sua transição para o nível superior.
Downloads
Referências
Cortés Sánchez, Edwin Mauricio. (2009). W.F. Hegel y la fundamentación filosófica de la Educación en los derechos humanos, en Revista DIALNET núm. 5, pp. 77-87. (Retomado de file:///C:/Users/ADMIN/Downloads/Dialnet-WFHegelYLaFundamentacionFilosoficaDeLaEducacionEnD-3997907%20(1).pdf )
Covarrubias Villa, Francisco. (1995). Las herramientas de la razón, México: UPN.
Kant, Immanuel. (2003). Crítica de la razón pura, en Biblioteca virtual universal. (Retomado de: http://www.elmayorportaldegerencia.com/Libros/Personal/Filosofia/[PD]%20Libros%20-%20Critica%20de%20la%20razon%20pura.pdf).
Filippi, Alberto. (1970): “Análisis crítico de la dialéctica y del conocimiento en la Fenomenología del Espíritu de Hegelâ€, en Revista de Filosofía Diánoia, núm. 16, pp. 66-96. (Retomado de file:///C:/Users/ADMIN/Downloads/1096-1067-2-PB.pdf).
Hyppolite, Jean. (1991). Génesis y estructura de la Fenomenología del Espíritu de Hegel, Barcelona: Península.
Modelo Educativo Integral Indígena. (MEII 2013). (Retomado de https://www.scribd.com/document/129870982/MEII-Modelo-Educativo-Integral-Indigena)
Secretaría de Educación Pública (SEP). Programas de Estudio para la Generación 2017 – 2020 y subsecuentes. (Retomado de https://www.dgb.sep.gob.mx/bachillerato_general.php).
Piaget, Jean. (1991). Seis Estudios de Psicología, Barcelona, España: Aragó.
Pineda Ribera, Diego Antonio. (1998): Propósito de la “Sensibilidad Común†en Aristóteles, en Revista UNIVERSITAS PHILOSOPHICA núm. 31, pp. 115-141. (Retomado de file:///C:/Users/ADMIN/Downloads/11449-Texto%20del%20art%C3%ADculo-41971-1-10-20141215.pdf).
Planes y Programas de Estudio del Colegio Superior para la Educación Integral Intercultural de Oaxaca. (2014).
Platón. (1871). Obras completas “Parmenidesâ€. Edición de Patricio de Azcárate, tomo 4, pp. 143-272. (Retomado de http://www.filosofia.org/cla/pla/img/azf04143.pdf).
Platón. (1871). Obras completas “Teetetesâ€. Edición de Patricio de Azcárate, tomo 3, pp. 143-292. (Retomado de http://www.filosofia.org/cla/pla/img/azf03145.pdf).
Rendón, Carlos E. (2008): “El devenir de Hegel hacia la Fenomenología del Espírituâ€, en Revista Ideas y Valores núm. 137, pp. 41-61. (Retomado de http://www.bdigital.unal.edu.co/13834/1/1486-7042-1-PB.pdf).
Spinoza, Baruch. (2000). Tratado de la reforma del entendimiento. Ediciones elaleph.com. (Retomado de http://juango.es/files/SPINOZA---Tratado-De-La-Reforma-Del-Entendimiento.pdf).
Strathern, Paul. (2008). Hegel en 90 minutos, México: Epublibre siglo XXI.