Certeza sensível:

espelho no qual nos refletimos

Autores

  • Javier Reyes Bolaños

DOI:

https://doi.org/10.25087/resur12a7

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar a presença da certeza sensível, no programa da disciplina oficina de Leitura e Escrita I que é ministrada no ensino médio, a partir do conhecimento das categorias de pensamento de explicação hegeliana. Foi considerada a importância da relação entre o nível médio superior e médio superior, o trabalho foi realizado com base no conhecimento do programa de estudos da disciplina e sua entrega. Conclui-se que, de fato, no programa de estudos de referência, é possível identificar a presença da certeza sensíveis, sem mencioná-la como tal no programa, ou propor ir além dela, o que constitui uma limitação na formação intelectual de os alunos do nível secundário superior e a sua transição para o nível superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Javier Reyes Bolaños

Faculdade de Educação Intercultural Integral de Oaxaca - CSEIIO (México)

Referências

Beade, Ileana P. (2013): “La doctrina kantiana de los «dos mundos» y su relevancia para la interpretación epistémica de la distinción fenómeno/cosa en sí”, en Limite. Revista de Filosofía y Psicología, núm. 27, pp. 19-37. (Retomado de https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=83628140002).

Cortés Sánchez, Edwin Mauricio. (2009). W.F. Hegel y la fundamentación filosófica de la Educación en los derechos humanos, en Revista DIALNET núm. 5, pp. 77-87. (Retomado de file:///C:/Users/ADMIN/Downloads/Dialnet-WFHegelYLaFundamentacionFilosoficaDeLaEducacionEnD-3997907%20(1).pdf )

Covarrubias Villa, Francisco. (1995). Las herramientas de la razón, México: UPN.

Kant, Immanuel. (2003). Crítica de la razón pura, en Biblioteca virtual universal. (Retomado de: http://www.elmayorportaldegerencia.com/Libros/Personal/Filosofia/[PD]%20Libros%20-%20Critica%20de%20la%20razon%20pura.pdf).

Filippi, Alberto. (1970): “Análisis crítico de la dialéctica y del conocimiento en la Fenomenología del Espíritu de Hegel”, en Revista de Filosofía Diánoia, núm. 16, pp. 66-96. (Retomado de file:///C:/Users/ADMIN/Downloads/1096-1067-2-PB.pdf).

Hyppolite, Jean. (1991). Génesis y estructura de la Fenomenología del Espíritu de Hegel, Barcelona: Península.

Modelo Educativo Integral Indígena. (MEII 2013). (Retomado de https://www.scribd.com/document/129870982/MEII-Modelo-Educativo-Integral-Indigena)
Secretaría de Educación Pública (SEP). Programas de Estudio para la Generación 2017 – 2020 y subsecuentes. (Retomado de https://www.dgb.sep.gob.mx/bachillerato_general.php).

Piaget, Jean. (1991). Seis Estudios de Psicología, Barcelona, España: Aragó.

Pineda Ribera, Diego Antonio. (1998): Propósito de la “Sensibilidad Común” en Aristóteles, en Revista UNIVERSITAS PHILOSOPHICA núm. 31, pp. 115-141. (Retomado de file:///C:/Users/ADMIN/Downloads/11449-Texto%20del%20art%C3%ADculo-41971-1-10-20141215.pdf).

Planes y Programas de Estudio del Colegio Superior para la Educación Integral Intercultural de Oaxaca. (2014).

Platón. (1871). Obras completas “Parmenides”. Edición de Patricio de Azcárate, tomo 4, pp. 143-272. (Retomado de http://www.filosofia.org/cla/pla/img/azf04143.pdf).

Platón. (1871). Obras completas “Teetetes”. Edición de Patricio de Azcárate, tomo 3, pp. 143-292. (Retomado de http://www.filosofia.org/cla/pla/img/azf03145.pdf).

Rendón, Carlos E. (2008): “El devenir de Hegel hacia la Fenomenología del Espíritu”, en Revista Ideas y Valores núm. 137, pp. 41-61. (Retomado de http://www.bdigital.unal.edu.co/13834/1/1486-7042-1-PB.pdf).

Spinoza, Baruch. (2000). Tratado de la reforma del entendimiento. Ediciones elaleph.com. (Retomado de http://juango.es/files/SPINOZA---Tratado-De-La-Reforma-Del-Entendimiento.pdf).

Strathern, Paul. (2008). Hegel en 90 minutos, México: Epublibre siglo XXI.

Publicado

2021-07-09

Como Citar

Reyes Bolaños, J. (2021). Certeza sensível:: espelho no qual nos refletimos. Revista De Educación Superior Del Sur Global - RESUR, (12), e2021n12a7. https://doi.org/10.25087/resur12a7