A importância do pedagogo no desenvolvimento do conteúdo para educação a distância

Autores

  • Sergio de Ávila R. Universidad Nacional Autónoma de México

DOI:

https://doi.org/10.25087/10.25087resur12a10

Palavras-chave:

Pedagoga, pedagogia, Educação a distância, desenvolvimento de conteúdo

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar a necessidade de um pedagogo que atue junto ao especialista na matéria na hora de desenvolver os conteúdos, atividades e materiais realizados para um Sistema de Educação a Distância (SED), especialmente nas Instituições de Ensino Superior. Educação, tendo como referencial a teoria da interação e comunicação. Constatou-se que a intervenção de um pedagogo na elaboração detalhada dos conteúdos temáticos e das atividades de aprendizagem é vital para que o processo educativo seja realmente eficaz, bem como deve intervir na formação dos especialistas envolvidos, e orientar na escolha dos estratégias de avaliação da aprendizagem, uma das áreas mais complexas e debatidas em um sistema remoto, portanto, conclui-se que um especialista em colaboração com um pedagogo pode tornar os materiais realmente significativos e eficazes como transmissores de conhecimentos e habilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio de Ávila R., Universidad Nacional Autónoma de México

Professor da Facultad de Ciencias Políticas y Sociales da Universidad Nacional Autónoma do México. Doutor em Ciências Políticas e Sociais

Referências

Barberà, E. (coordinadora) (2006) Educación abierta y a distancia. Barcelona: Editorial UOC [Libro electrónico]

Colmenero, S. (2002) Facultad de Ciencias Políticas y Sociales 1951-2001. México. UNAM

Espinal Fuentes, L.M. et al. (2019) Curso en línea basado en modalidad instruccional ADDIE y prototipización rápida. Revista de Investigación Educativa de la Escuela de Graduados en Educación. 9 (18) Recuperado de: https://www.rieege.mx/index.php/rieege

FCPyS. (2014) Programa de la asignatura Seminario de Investigación en Relaciones Internacionales, Recuperado de la página: https://www.politicas.unam.mx/cri/wp-content/uploads/2014/06/Seminario-de-investigación-en-Relaciones- Internacionales.pdfGarcía Aretio, L. (coordinador). (2011) De la educación a distancia a la educación virtual. Barcelona: Ariel

Grimán Morales, J. R. (2018) Algunas bases teóricas de la educación abierta y a distancia y la atención al adulto en situación de aprendizaje. Barquisimeto, Colombia. Universidad Nacional Abierta. Recuperado de: https://es.scribd.com/document/376949603/Bases-Teoricas-de-La-Educacion-Abierta-y-a-Distancia
Holmberg, B. (1995) Theory and Practice of Distance Education. New York. Routledge

Holmberg, B. (2003) Distance Education in Essence. An overview of theory and practice in the early twenty-first century. (4) Alemania. Bibliotheks- und Informationssystem der Universität Oldenburg https://uol.de/fileadmin/user_upload/c3l/MDE/Download/asfvolume4_ebook.pdf

Holmberg, B. (2008) The Evolution, Principles and Practices of Distance Education. (11) Alemania. Bibliotheks- und Informationssystem der Universität Oldenburg https://uol.de/fileadmin/user_upload/c3l/master/mde/download/asfvolume11_eBook.pdf

Molina Aviles, M. y Molina Aviles, J. (2005) Fundamentos teóricos de la Educación a Distancia. Diseño Instruccional para el aprendizaje significativo. México. Facultad de Psicología. Universidad Nacional Autónoma de México. Recuperado de: http://e-spacio.uned.es/fez/eserv/bibliuned:19405/n03molinaav05.pdf

Molina Avilés, M. y Molina Avilés, J. (2005) Fundamentos teóricos de la Educación a Distancia. Diseño Instruccional para el aprendizaje significativo. México. Facultad de Psicología. Universidad Nacional Autónoma de México. Recuperado de: http://e-spacio.uned.es/fez/eserv/bibliuned:19405/n03molinaav05.pdf

Mora Vicarioli, F. (2020) El tutor virtual (E-Tutor) En la tercera década de la WEB. Costa rica. FUNDEPREDI [edición Kindle]

Navarrete-Cazales, Z. (2018) El pedagogo universitario en México: Una identidad im-posible. México: Plaza y Valdés Editores/Programa de Análisis Político de Discurso e Investigación. 181 pp. https://www.researchgate.net/publication/332098770_El_pedagogo_universitario_en_Mexico_Una_identidad_im-posible

Navarrete-Cazales, Z., & Rojas-Moreno, I. (Coords.) (2018). Tecnologías de la Información y la Comunicación en Educación Superior. Políticas y usos didácticos. México: Universidad Nacional Autónoma de México, Facultad de Filosofía y Letras. Colección @Schola Pedagogía. 301pp. http://ru.ffyl.unam.mx/handle/10391/6665

Navarrete-Cazales, Z., López-Membrillo, M. G., & Manzanilla-Granados, H. M. (2020). “Logros y perspectivas de la educación superior a distancia en el Tecnológico Nacional de México”. Revista de Educación Superior del Sur Global - RESUR, (9-10), 53-82. Recuperado de: https://www.iusur.edu.uy/publicaciones/index.php/RESUR/article/view/118

Noa Silverio, L. A. (2003) Nuevas tecnologías, educación a distancia y las teorías de aprendizaje. Cuba. Facultad de Educación a Distancia. Universidad de la Habana. Recuperado de: http://port-elec-502-ut-yabucoa.weebly.com/uploads/3/1/3/0/31302455/monogteoaprendadulto.pdf

Piazza, R. & Rizzari, S. (2020) Sviluppo delle competenze professionali e qualità della didattica universitaria: la peer review come formazione partecipata. Form@re. Vol. 20 (1) p. 62-77 [https://oaj.fupress.net/index.php/formare/article/view/8271/7800]

Rizo García, M. (2007) Interacción y comunicación en entornos educativos: Reflexiones teóricas, conceptuales y metodológicas. En: Revista da Associaçao Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação. 16 pp. Recuperado de: https://www.google.com/url?
sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=15&ved=2ahUKEwjp4qvQnKTlAhVEMqwKHQAlC0gQFjAOegQIBxAC&url=https%3A%2F%2Fe-compos.org.br%2Fe-compos%2Farticle%2Fdownload%2F143%2F144&usg=AOvVaw2NwnwDZ7JlSyYrV-CgUu4N

Rojas Moreno, I., & Navarrete Cazales, Z. (2019). Modalidades no presenciales de educación superior en México: Composición, tendencias y desafíos. México: Universidad Nacional Autónoma de México, Facultad de Filosofía y Letras. Colección @Schola Pedagogía. 182 pp. http://ru.atheneadigital.filos.unam.mx/jspui/handle/FFYL_UNAM/408

Rojas-Moreno, I., & Navarrete-Cazales, Z. (2019a). Presencia de las TIC en la práctica docente en el SUAYED-FFYL de la UNAM. Un estudio comparativo. México: Universidad Nacional Autónoma de México, Facultad de Filosofía y Letras. Colección @Schola Pedagogía. 101pp. http://ru.atheneadigital.filos.unam.mx/jspui/handle/FFYL_UNAM/513

Ruiz Méndez, M.R. & Aguirre Aguilar, G. (2013) “Quehacer docente, TIC y educación virtual o a distancia” Apertura. Vol.5 (2) 108-123 Retomado de: http://www.udgvirtual.udg.mx/apertura/index.php/apertura/article/view/412

Publicado

2021-08-04

Como Citar

de Ávila R., S. (2021). A importância do pedagogo no desenvolvimento do conteúdo para educação a distância. Revista De Educación Superior Del Sur Global - RESUR, (12), e2021n12a10. https://doi.org/10.25087/10.25087resur12a10