Políticas e usos das TIC na educação antes e durante a contingência de saúde devido à Covid-19

Autores

  • Héctor Manuel Manzanilla Granados Instituto Politécnico Nacional

DOI:

https://doi.org/10.25087/resur12a12

Palavras-chave:

Políticas educacionais, TIC, Inclusão, exclusão digital, Covid-19

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão analítica das políticas educacionais que foram propostas ao longo dos anos, neste século, para abordar a inclusão das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no campo educacional, e paralelamente, analisar os caminhos. Em que essas políticas foram adaptadas ao contexto atual de emergência, para dar continuidade a processos de formação a distância, nos quais as necessidades educacionais de milhões de alunos foram atendidas.

Constatou-se que as TICs têm representado uma janela para inovar processos e estratégias de ensino, mostrando-se como uma forma de modificar os papéis de professores e alunos. Por isso, sua integração em projetos educacionais torna-se imprescindível para o alcance de formas democráticas de inclusão, equidade e qualidade educacional que atendam às propostas da agenda internacional. Conclui-se que o contexto atual tem percebido a necessidade de reforma das políticas educacionais, enfatizando a criação de estratégias que permitam atender às necessidades educacionais em diferentes contextos, garantindo o acesso à educação e a redução das brechas digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Héctor Manuel Manzanilla Granados, Instituto Politécnico Nacional

Professor-Pesquisador da Escuela Superior de Cómputo do Instituto Politécnico Nacional. Doutor em Ciências.

Referências

Aguilar, L. (1996). El estudio de las políticas públicas. México estudio de las: MAPorrua.

CEPAL. (2020a). Las oportunidades de digitalización en América Latina frente al COVID-19. Recuperado de: https://www.cepal.org/sites/default/files/publication/files/45360/OportDigitalizaCovid-19_es.pdf

CEPAL. (2020b). Universalizar a las tecnologías digitales para enfrentar los efectos del COVID-19. Recuperado de: https://www.cepal.org/sites/default/files/publication/files/45938/S2000550_es.pdf

Díaz-Barriga, Á. (2020). La escuela ausente, la necesidad de replantear su significado. En Educación y Pandemia. Una visión académica. México: IIsUE-UNAM. Recuperado de: https://www.iisue.unam.mx/nosotros/covid/educacion-y-pandemia

Dussel, I. (2020). La escuela en la pandemia. Reflexiones sobre lo escolar en tiempos dislocados. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-16. Recuperado de: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16482

García-Aretio, L. (2020). Conferencia magistral "Formatos educativos digitales en tiempos de confinamiento y postconfinamiento", en IV Encuentro de Educación Internacional y Comparada (25 de noviembre). México: Cartelera Cultural FFyL-UNAM. Disponible en: https://www.youtube.com/watch?v=2-FnQOBUthM&ab_channel=CarteleraCulturalFFyL (Inicia: 00:05:01 / Termina: 1:09:15).

IIPE. (2014). Informe sobre tendencias sociales y educativas en América Latina 2014. Recuperado de: https://www.buenosaires.iiep.unesco.org/es/publicaciones/informe-sobre-tendencias-sociales-y-educativas-en-america-latina-2014

Ithurburo, V. (2019). Políticas digitales en los sistemas educativos de América Latina (2013-2018). Recuperado de: https://www.buenosaires.iiep.unesco.org/sites/default/files/archivos/Estado%20del%20Arte%20%20Pol%C3%ADticas%20de%20TIC%20y%20Educaci%C3%B3n.pdf

Jara, I. (2008). Las políticas de tecnología para escuelas en América Latina y el mundo: visiones y lecciones. Recuperado de: https://www.cepal.org/sites/default/files/publication/files/4006/S2008011_es.pdf

Lion, C. (2019). Los desafíos y oportunidades de incluir tecnologías en las prácticas educativas. Análisis de casos inspiradores. Recuperado de: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000375589/PDF/375589spa.pdf.multi

Lloyd, M. (2020). "Desigualdades educativas y la brecha digital en tiempos de COVID-19". En: Educación y pandemia. Una visión académica. México: UNAM/IISUE. pp. 115-121. Disponible en: http://www.iisue.unam.mx/nosotros/covid/educacion-y-pandemia

Lugo, M., y Brito, A. (2015). Las Políticas TIC en la educación de América Latina. Una oportunidad para saldar deudas pendientes. Recuperado de: https://www.archivosdeciencias.fahce.unlp.edu.ar/article/view/Archivos09a03/7069

Manzanilla, H. M. (2014) “Tecnologías de la Información y la Comunicación: Una vía para la internacionalización del conocimiento” en Navarrete, Z., y Navarro. M. A. (Eds.)
(2014) Internacionalización y Educación Superior, Estados Unidos de América: Palibrio LLC /Sociedad Mexicana de Educación Comparada, pp. 276- 299.

Navarrete, Z., Manzanilla, H. M., y Ocaña, L. (2020). “Políticas implementadas por el gobierno mexicano frente al COVID19. El caso de la educación básica”. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 50 (ESPECIAL), 143-172. Recuperado de: https://rlee.ibero.mx/index.php/rlee/article/view/100

Navarrete, Z., y Rojas, I. (2018). Tecnologías de la Información y la Comunicación en educación superior. Políticas y usos didácticos. México: Universidad Nacional, Facultad de Filosofía y Letras. Colección @Schola Pedagogía 301 pp. Recuperado de: http://ru.ffyl.unam.mx/handle/10391/6665

Paliwala, A. (2006). “Free Culture, Global Commons and Social Justice” in Information Technology Diffusion. Journal of Information. Law and Technology.

Rojas, I., y Navarrete, Z. (2019). Modalidades no presenciales de educación superior en México: Composición, tendencias y desafíos. México: Universidad Nacional Autónoma de México, Facultad de Filosofía y Letras. Colección @Schola Pedagogía. 182 pp. Recuperado de: http://ru.atheneadigital.filos.unam.mx/jspui/handle/FFYL_UNAM/408

Salvatierra, F. (2020). El planeamiento de políticas tic para contextos de emergencia. Recuperado de: https://www.buenosaires.iiep.unesco.org/es/portal/articulo-el-planeamiento-de-politicas-tic-para-contextos-de-emergencia

Tenti, E. (2020). Conferencia Magistral "Complejidades de la formación docente durante y después de la pandemia", en IV Encuentro de Educación Internacional y Comparada (24 de noviembre). México: Cartelera Cultural FFyL-UNAM. Disponible en:https://www.youtube.com/watch?v=0X5H251dDz4&ab_channel=CarteleraCulturalFFyL (Inicia: 00:02:15 / Termina: 00:56:40).

UNESCO. (2007). Política pública para la inclusión de las TIC en los sistemas de educación de América Latina. Recuperado de https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000158070/PDF/158070spa.pdf.multi

UNESCO. (2009). Medición de las Tecnologías de la Información y la Comunicación- Manual de usuario. Recuperado de: http://uis.unesco.org/sites/default/files/documents/guide-to-measuring-information-and-communication-technologies-ict-in-education-sp.pdf

UNESCO. (2013). Enfoques estratégicos sobre las TIC en educación en América Latina y el Caribe. Recuperado de: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/FIELD/Santiago/images/ticsesp.pdf

UNESCO. (2013). Las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) en la educación. Recuperado de http://www.unesco.org/new/es/unesco/themes/icts/

UNESCO. (2020a). “La educación en tiempos de pandemia de COVID-19”. Recuperado de: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000374075?locale=es

UNESCO. (2020b)¿Qué ayuda pueden proporcionar las tecnologías inteligentes durante la pandemia? Recuperado de: https://es.unesco.org/news/que-ayuda-pueden-proporcionar-tecnologias-inteligentes-durante-pandemia

UNESCO. (2020c). Propuestas de la UNESCO para garantizar la educación online durante la pandemia. Recuperado de: https://www.educaweb.com/noticia/2020/04/01/propuestas-unesco-garantizar-educacion-online-pandemia-19132/

UNESCO. (2021). Garantizar un aprendizaje a distancia efectivo durante la disrupción causada por la COVID-19. Recuperado de: http://moodle.clubunescocompse.com/pluginfile.php/5373/mod_resource/content/1/GARANTIZAR%20UN%20APRENDIZAJE%20A%20DISTANCIA%20UNESCO.pdf

UNESCO. (S/F). Las TIC en la Educación. Recuperado de https://es.unesco.org/themes/tic-educacion

Publicado

2021-08-04

Como Citar

Manzanilla Granados, H. M. (2021). Políticas e usos das TIC na educação antes e durante a contingência de saúde devido à Covid-19. Revista De Educación Superior Del Sur Global - RESUR, (12), e2021n12a12. https://doi.org/10.25087/resur12a12