Modelo educacional universitário salesiano

Autores

  • Sara Guadalupe Sánchez Tapia Universidad Salesiana

DOI:

https://doi.org/10.25087/resur14a3

Palavras-chave:

ensino superior, Universidade Salesiana, modelo educativo, sistema preventivo

Resumo

O objetivo deste artigo é a análise teórica e o impacto transversal - contexto, estrutura curricular e extracurricular - do modelo educativo da Universidade Salesiana com base em três elementos que compõem a peculiaridade deste modelo: Formação Humanista (FH), Oficinas de Formação Integral (TFI) e Atividades Celebrativas (CA). Estes elementos provaram ser um complemento importante na formação profissional de jovens estudantes universitários como líderes preventivos e geraram experiências de formação interdisciplinar que promovem a crítica proativa, o desenvolvimento sócio-emocional, a auto consciencialização e a responsabilidade, e a consciência e responsabilidade social inclusiva e solidária.
Nas secções seguintes, os princípios da pedagogia salesiana são retomados, esboçando cinco elementos do modelo educativo. Considera o perfil do professor "educador" que ensina FH e modela elementos de liderança com traços preventivos.
É demonstrada a correlação direta entre professores empenhados no Sistema Preventivo, com uma clara intencionalidade educacional e a capacidade de liderar o diálogo intercultural, inter-religioso e multidisciplinar com a formação de líderes universitários preventivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Guadalupe Sánchez Tapia, Universidad Salesiana

Mestre em Educação, doutorando no programa de pesquisa e ensino da Universidade CEPES, professor e reitor executivo da Universidade Salesiana, México

Referências

Abadzi, H. (2017). Para capacitar a los trabajadores en el siglo XXI. Entre hechos, la ficción y las ilusiones tejidas por la memoria. Reformas y Políticas Educativas. Revista del FCE (2) 105-146.

Chávez, P.(2003a). Identidad de la Presencia Salesiana de Educación Superior (IUS). Italia

-------------(2003b). Políticas para la Presencia Salesiana en la Educación Superior 2003-2008. Italia

-------------- (2012). Políticas para la Presencia Salesiana en la Educación Superior 2012-2016. Italia

Diario Oficial de la Federación(DOF) (28-01-1992). Reforma a la Constitución Política de los Estados Unidos Mexicanos. Recuperado de: http://dof.gob.mx/nota_detalle.php?codigo=4646748&fecha=28/01/1992

-------------------------------------- (05-03-1993). Reforma a la Constitución Política de los Estados Unidos Mexicanos. Recuperado de: http://dof.gob.mx/nota_detalle.php?codigo=4721720&fecha=05/03/1993&print=true

-------------------------------------- (29-01-2016). Reforma a la Constitución Política de los Estados Unidos Mexicanos. Recuperado de: http://www.dof.gob.mx/nota_detalle.php?codigo=5424043&fecha=29%2F01%2F2016

--------------------------------------(27-05-1998) Acuerdo 243 de la Secretaría de Educación Pública, Recuperado de:http://www.sep.gob.mx/work/models/sep1/Resource/42b00ee7-33da-4bff-85e3-ef45b0f75255/a243.pdf

-------------------------------------(10-01-2000) Acuerdo 279 de la Secretaría de Educación Pública, Recuperado de:https://www.sep.gob.mx/work/models/sep1/Resource/42b00ee7-33da-4bff-85e3-ef45b0f75255/a279.pdf

-------------------------------------(13-11-2017) Acuerdo 171117 de la Secretaria de Educación Pública, Recuperado de:https://www.dof.gob.mx/nota_detalle.php?codigo=5504348&fecha=13/11/2017

-------------------------------------(27-11-2018) Acuerdo 181118 de la Secretaria de Educación Pública, Recuperado de: https://dof.gob.mx/nota_detalle.php?codigo=5544816&fecha=27/11/2018

ENES. (S/F). Modelo Educativo Salesiano México, Salesianos e Hijas de María Auxiliadora. México

-------- (2014). Modelo Educativo Salesiano - México

Guevara Alban, G. P., Verdesoto Arguello, A. E., & Castro Molina, N. E. (2020). Metodologías de investigación educativa (descriptivas, experimentales, participativas, y de investigación-acción).RECIMUNDO,4(3), 163-173.https://doi.org/10.26820/recimundo/4.(3).julio.2020.163-173

Instituciones Salesiana de Educación Superior (IUS) (2010). Un sentido al perfil. Documento de presentación del Perfil de competencias del Docente IUS. Verona

---------------------------- (2012a). Perfil de competencias del Docente-Académico IUS. Verona

---------------------------- (2016). Políticas para la Presencia Salesiana en la Educación Superior 2016-2021. Italia

----------------------------(2016).Orientaciones para la Pastoral Universitaria Salesiana en las Instituciones Salesianas de Educación Superior. Roma.

----------------------------- (2003). Programa común 2, 2003-2008. Italia

-----------------------------. (2012). Programa común 4, 2012-2016. Italia

-----------------------------. (2013). Programa común 4, 2013-2017. Brasil

-----------------------------. (2016). Programa común 5, 2016-2021. Italia

-----------------------------. (2017) Programa común 5, 2017-2021. Chile

Moncada, J. (2011). Modelo Educativo basado en Competencias. México: Trillas

Rodríguez, A., (2015). Liderazgo Preventivo en la Universidad. Alteridad, Revista de Educación, 10 (1), 58-85. Doi: 10.17163/alt.v10n1.2015.05

----------------. (2018a). Liderazgo Preventivo en la Universidad. México: Ediciones Navarro

----------------. (Coord.). (2018b). La Autoapropiación y sus implicaciones educativas. A los 60 años del Insight de Bernard Lonergan. Ciudad de México: Ediciones Navarra, Universidad Salesiana A.C.

----------------. (2019). Educadores Líderes desde un enfoque Preventivo. México: IMGRA

Rodríguez, A. y Sánchez, S. G. (2017). “UNISAL. La Universidad de los Salesianos en México”, en Lezama, M. y Velazco, A. (coord.). Libro Conmemorativo, México 1892-2017, 125 años de presencia salesiana en México. (pp.193-195). Ciudad de México

Rodríguez, A. y Sánchez, S. G. (2020). Ser Preventivos en 15 acciones. México: IMGRA

Rodríguez. R. (2016).El RVOE que vendrá. Campus Milenio Núm. 645, pp. 5 [2016-02-18] Recuperado de https://www.ses.unam.mx/publicaciones/articulos.php?proceso=visualiza&idart=2209

Sánchez, L. (2013), Los modelos educativos en el mundo. México: Trillas

Sánchez S. (2019) Valoración del modelo educativo-alumnos: documento electrónico. México. S/D

Santacruz, Jorge (2020). ¿Un líder nace o se hace?, Conversatorio con el Dr. Alejandro Rodríguez. (23 de octubre de 2020) disponible en https://www.youtube.com/watch?v=cexBxeVmuQ8

Tobón, S., (2015), Metodología de Gestión Curricular, Trillas, México.

UNISAL. (1995). Acta Constitutiva. México S/D

------------ (2013). Manual General de Organización, México S/D

------------ (2017). Plan de Pastoral de la Universidad Salesiana México. México S/D

------------ (2017). Evaluación docente 18-1, documento interno, electrónico. México. S/D

------------ (2018). Evaluación docente 18-2C, documento interno, electrónico. México. S/D

------------ (2018). Evaluación docente 18-2S, documento interno, electrónico. México. S/D

------------ (2018). Evaluación docente 18-3, documento interno, electrónico. México. S/

Publicado

2023-03-16

Como Citar

Sánchez Tapia, S. G. . (2023). Modelo educacional universitário salesiano. Revista De Educación Superior Del Sur Global - RESUR, (14), e2022n14a3. https://doi.org/10.25087/resur14a3