Competência tecnológica de alunos e professores do mestrado

Autores

  • Nimrod Rubén Aguilar Benítez Instituto Nacional de Educación Superior Dr. Raúl Peña
  • Claudia Elena López Rolón Instituto Nacional de Educación Superior Dr. Raúl Peña
  • Agustina Subeldía Coronel Instituto Nacional de Educación Superior Dr. Raúl Peña

DOI:

https://doi.org/10.25087/resur16a1

Palavras-chave:

Competência tecnológica, plataforma Moodle, ensino superior, TIC

Resumo

O distanciamento social imposto em diferentes países como consequência da pandemia de COVID-19 tem levado as instituições de ensino superior a continuarem com atividades acadêmicas por meio do uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC), por meio das diferentes plataformas educacionais, como foi dado no mestrado do Instituto Nacional de Ensino Superior «Dr. Raúl Peña» (INAES) do Paraguai, no ano de 2022, pós-pandemia, com a plataforma Moodle. O principal objetivo deste estudo foi determinar o grau de competência tecnológica dos alunos e docentes dos mestrados do INAES, coortes 2020-2022 e 2021-2023, para a utilização da plataforma educativa Moodle. Os dados foram coletados em 2022, por meio de pesquisas, por meio de questionários. A pesquisa foi desenvolvida sob abordagem quantitativa, escopo descritivo e não experimental, delineamento transversal. Os resultados da pesquisa revelam em termos gerais que os professores possuem melhores habilidades tecnológicas em ferramentas de escritório, ambiente web e recursos digitais na web do que os alunos. No entanto, foi possível observar fragilidade tanto dos alunos quanto dos professores em relação ao gerenciamento de ferramentas de escritório especificamente em; apresentadores gráficos, instalação de programas, no uso de planilhas e softwares livres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nimrod Rubén Aguilar Benítez, Instituto Nacional de Educación Superior Dr. Raúl Peña

Doutorado e Mestre em Investigação Educacional pelo Instituto Nacional de Ensino Superior «Dr. Raúl Peña», Advogado, Poeta e Compositor. Desenvolver investigação na área do Ensino Superior

Claudia Elena López Rolón, Instituto Nacional de Educación Superior Dr. Raúl Peña

Doutorado e Mestre em Investigação Educacional pelo Instituto Nacional de Ensino Superior «Dr. Raúl Peña”, Advogado.

Agustina Subeldía Coronel, Instituto Nacional de Educación Superior Dr. Raúl Peña

Doutorando em educação pelo Instituto Nacional de Educação Superior Dr. Raúl Peña, Paraguai. Mestre em Política Educacional pela Universidade Alberto Hurtado, Chile. Matemática Estatística pela Universidade Nacional de Assunção, Paraguai. Categorizado pelo PRONII (CONACYT).

Referências

Bailón, W., Arauz, G. y Macias, D. (2021). Utilización de herramientas ofimáticas por parte de docentes y estudiantes universitarios ecuatorianos. Dominio de las Ciencias, 7(3), 471-492. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8229646

Cabero, J. (2020). Aprendiendo del tiempo de la COVID-19. Revista Electrónica Educare , 24 (Suplemento 1), 4-6. https://dx.doi.org/10.15359/ree.24-s.2

Dans, E. (2009). Educación online: plataformas educativas y el dilema de la apertura. En: Cultura digital y prácticas creativas en educación. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento (RUSC). 6 (1). UOC. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2938410

De Pablos, J., Colás, M. y González, T. (2011). La enseñanza universitaria apoyada en plataformas virtuales: cambios en las prácticas docentes: el caso de la Universidad de Sevilla. Estudios sobre educación, 20, 23-48. https://redined.educacion.gob.es/xmlui/handle/11162/44464

Díaz, S. (2009). Plataformas educativas, un entorno para profesores y alumnos. Revista digital para profesores de la enseñanza. Temas para la educación, 2. https://feandalucia.ccoo.es/andalucia/docu/p5sd4921.pdf

García Aretio, L (2021). COVID-19 y educación a distancia digital: preconfinamiento, confinamiento y posconfinamiento. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 24 (1), 9-32. https://www.redalyc.org/journal/3314/331464460001/331464460001.pdf

López, M., Echeverry, C. y Heredia, D. (2009). La educación virtual, análisis y gestión en las universidades de Manizales. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, (28), 1-23. https://www.redalyc.org/pdf/1942/194214468005.pdf

Manrique Maldonado, K., Arcos Mastache, G., Cabrera Ríos, S. y Bonilla Gómez, M. (2021). La pandemia y su impacto en la educación superior. El uso de la tecnología por los estudiantes de la Facultad de Comunicación y Mercadotecnia de la UAGro. Cuaderno de Pedagogía Universitaria, 18(35), pp. 06-17. https://cuaderno.wh201.pucmm.edu.do/index.php/cuadernodepedagogia/article/view/408/436

Mirabal, A., Gómez, M. y González, L. (2015). Uso de la plataforma MOODLE como apoyo a la docencia presencial universitaria. Edmetic, 4(1), 133-155. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5192047

Prendes, M. y Gutiérrez, I. (2013). Competencias tecnológicas del profesorado en las universidades españolas. Revista de educación, 361, 196-222. https://redined.educacion.gob.es/xmlui/bitstream/handle/11162/97507/re36108.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Ríos, A., Álvarez, M. y Torres, F. (2018). Competencias digitales: una mirada desde sus criterios valorativos en torno a los estilos de aprendizaje. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 4 (2), 56-78. https://revistasojs.ucaldas.edu.co/index.php/latinoamericana/article/view/3976/3684

Roig-Vila, R., Rojas-Viteri, J. y Lascano-Herrera, N.A. (2022). Análisis del uso de Moodle desde la perspectiva del modelo TAM en tiempos de pandemia. RiiTE Revista Interuniversitaria de Investigación en Tecnología Educativa, 12, 95-112. https://doi.org/10.6018/riite.519341

Romero, L., Urbina, V. y Gutiérrez, J. (2010). Estilos de aprendizaje basados en el modelo de Kolb en la educación virtual. Apertura, 2(1). 1-21. https://www.redalyc.org/pdf/688/68820841007.pdf

Ros, I. (2008). MOODLE, la plataforma para la enseñanza y organización escolar. Ikastorratza, e- Revista de Didáctica 2. 1-12. Recuperado de http://www.ehu.es/ikastorratza/2_alea/MOODLE.pdf (issn: 1988-5911).

Sánchez, J. (2009). Plataformas de enseñanza virtual para entornos educativos. Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación, (34), 217-233. Recuperado de: http://www.redalyc.org/pdf/368/36812036015.pdf

Sandí, J. y Sanz, C. (2018). Revisión y análisis sobre competencias tecnológicas esperadas en el profesorado en Iberoamérica. Edutec. Revista Electrónica De Tecnología Educativa, (66). pp. 93-121. https://doi.org/10.21556/edutec.2018.66.1225

Vargas, L., Gómez, M. y Gómez, R. (2013). Desarrollo de habilidades cognitivas y tecnológicas con aprendizaje móvil. Revista de Investigación Educativa del Tecnológico de Monterrey, 3(6), 30-39. http://rieege.mx/index.php/rieege/article/download/76/40

Publicado

2024-01-10

Como Citar

Aguilar Benítez, N. R. ., López Rolón, C. E. ., & Subeldía Coronel, A. (2024). Competência tecnológica de alunos e professores do mestrado. Revista De Educación Superior Del Sur Global - RESUR, (16), e2023n16a1. https://doi.org/10.25087/resur16a1